quinta-feira, 25 de março de 2010

História da Informática


O que é a Informática?


A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira é informação e a segunda é automática. Essas palavras definem os principais objectivos que foram atingidos pelos computadores, a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse justamente esta palavra. O meio mais comum da utilização de informática é o computador, que trata informações de maneira automática.


Computadores

Computadores não são mágicos, mas frequentemente realizam em segundos, tarefas difíceis de acreditar, e que levariam horas ou dias para serem executados por homens. Por esse motivo o computador tornou-se uma ferramenta de trabalho quase que universal, sendo aplicado nos mais diversos ramos de actividades, realizando tarefas em menos tempo e com uma precisão muito maior.
Hoje em dia, vamos ao banco com nosso cartão magnético e efectuamos operações tão automaticamente que nem nos damos conta do quanto a informática agilizou nosso dia a dia.

Um dos primeiros ancestrais do computador foi o ábaco. O ábaco é um antigo instrumentos de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostas no sentido vertical, correspondente cada um a uma posição digital (unidades, dezenas…) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas, …) que podem fazer-se deslizar livremente.



Ábaco



Desenvolvimento do Computador:


- Blaise Pascal (1623-1662) construiu a primeira calculadora usando engrenagens, a “Pascaline” capaz de fazer somas e subtracções.

- Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) aprimorou o projecto de Pascal utilizando alavancas. A ideia de transmitir instruções a uma máquina só surgiu no século XIX com a revolução industrial.

- Joseph Marie Jacquard aperfeiçoou em 1805 um tear mecânico adaptando-lhe uma leitora automática de cartões perfurados.

- Charles Babbage (1792-1871) inspirado nas ideias de Jacquard projectou uma máquina a qual chamou de calculador analítico, capaz de fazer cálculos com precisão de 50 casa decimais e que podia receber informações através de cartões perfurados. Graças a esta invenção Babbage ficou conhecido como “O Pai do computador”.

- Herman Hollerith (1860-1929) inventou uma máquina para acumular e classificar informações, também baseada em cartões perfurados. A invenção de Hollerith foi usada pela primeira vez como tabuladora no censo de 1890 nos EUA. Hollerith fundou uma companhia para produzir seu processador de dados operado por cartões, esta próspera empresa hoje produz computadores é conhecida como IBM.


O computador nasceu realmente na II Guerra Mundial (Agosto de 1943), nos EUA. Era chamado de MARK I, baseado em fitas perfuradas e relês, composto também por quilómetros de fios e ocupava aproximadamente 120 m³. O exército Norte Americano, junto a Universidade da Pensilvânia, também apoiava o desenvolvimento de um computador que só ficou pronto após o término da II Guerra Mundial, este conhecido como ENIAC


Ensino da Informática

Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discute-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação.
Muitas escolas já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos pelos quais os alunos aprendem com um professor ou tutor as regras básicas da informática.
Em primeiro lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didáctico necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.
Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discute-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação.


O uso da Internet também é um caso importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, os alunos não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.

O importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, é não transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes activas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida.


A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infra-estrutura para suportar correio electrónico e serviços como comunicação instantânea e partilha de arquivos.




Bill Gates

William Henry Gates III nasceu em Seattle no dia 28 de Outubro de 1955, mais conhecido como Bill Gates, é um magnata, filantropo, autor e, em parceria com o sócio Paul Allen, o fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. É o homem mais rico do mundo e um dos pioneiros na revolução do Computador pessoal.




Sem comentários:

Enviar um comentário