segunda-feira, 7 de junho de 2010

Distúrbios Alimentares


O QUE SÃO DISTÚRBIOS ALIMENTARES?

Disfunção alimentar, ou transtorno alimentar, é um termo utilizado para significar qualquer alteração relacionada com a alimentação, seja em nível metabólico, ou psicológico.
Os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes.
A grande maioria - mais de 90% - daqueles que sofrem de transtornos alimentares é mulheres e adolescentes. Uma das razões pelas quais mulheres dessa faixa etária são mais vulneráveis a esses transtornos é a tendência de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta "ideal".



DISTÚRBIOS ALIMENTARES NA ADOLESCÊNCIA


Os distúrbios alimentares afectam sobretudo raparigas adolescentes, visto que nessa faixa etária, o isolamento, os problemas de relacionamento, a preocupação e a vergonha com o corpo, ajudam e são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças e de difícil avaliação e ajuda para com a adolescente.
No comportamento, apresentam o hábito de fazer dieta mesmo quando o peso é proporcional à estatura e, mesmo que percam peso, continuam com a dieta. Esses são comportamentos de risco que levam as doentes a um elevado grau de perigo, podendo mesmo chegar à morte.
Os pacientes portadores deste tipo de doenças, antes de ela ser diagnosticada já apresentavam alterações emocionais ou de comportamento ou sintomas e criticas de alguns órgãos ou partes do corpo bem como insatisfação com o peso.



ANOREXIA

A anorexia é uma doença que afecta actualmente cada vez maior número de jovens, especialmente e quase na totalidade raparigas. Manifesta-se por uma rejeição aos alimentos. Há como que uma recusa inconsciente de crescer, tentando conservar as formas de infância. A tentativa de controlo do corpo surge assim como uma forma de compensação de um sentimento generalizado de incapacidade, de dependência, dificuldades de autonomia e capacidade.

Retrato da anoréxica - Jovens magras e doentes. Em geral trata-se de raparigas inteligentes, provenientes de famílias de classe média alta que gostam de agradar. A opinião dos outros, principalmente dos que estão mais próximos é de extrema importância.

Consequências:
-Envelhecimento prematuro;
-Queda de cabelos;
-Pele seca;
-Unhas quebradiças;
-Pulsação lenta;
-Períodos menstruais irregulares (raparigas)

Tratamento:
Curar esta doença tão generalizada nos nossos dias são necessários pelo menos 2 anos, e somente os casos que é possível curar.


ANOREXIA ALCOÓLICA

Anorexia alcoólica é um distúrbio proveniente do alcoolismo, onde ocorre uma perda de vontade de alimentar-se devido ao uso abusivo de álcool.

Muitos jovens trocam a alimentação pelas bebidas alcoólicas com a finalidade de reduzir as medidas corporais e restringirem as calorias já que o álcool, ingerido com o estômago vazio, facilita a sua absorção podendo tornar-se um depressor.

Abusar do álcool, neste caso, passa a ser duplamente satisfatório, pois torna-se útil para reduzir o apetite e para mudar a visão de realidade.




BULIMIA

A Bulimia é uma doença que consiste em episódios de ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos seguidos de atitudes inadequadas que compensam essas calorias ingeridas. A população de risco é, nomeadamente, jovens entre os 15 e os 20 anos do sexo feminino.
Causas:

-Angústia e stress;
-Falta de auto-estima;
-Tentativa de neutralizar o sofrimento, causado pela solidão;
-Valorização do corpo magro como ideal de beleza.


Comportamentos mais frequentes:

-Ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos;
-Prática de grandes jejuns;
-Uso de diuréticos e laxantes;
-Indução do vómito;
-Prática exagerado de exercício físico

Consequências:

-Depressão;
-Fadiga;
-Irregularidade menstrual (no caso das mulheres);
-Arritmia Cardíaca;
-Problemas de esófago e de estômago;
-Fragilidade dos dentes e dos ossos.

Tratamento:

Tal como acontece na anorexia, é a psicoterapia que envolve tanto o paciente como a sua família e especialistas de diversas áreas.


BULIMIA NERVOSA

A bulimia nervosa é outra disfunção alimentar. Atinge principalmente adolescentes, afectando cerca de 3 a 7% desta população.


Causas:

-Insultos sobre a aparência;
-Pressão dos pais e amigos;
-Estereótipo de beleza imposto pelos media.

Tem o mesmo tratamento e consequências da bulimia normal adicionando alguns problemas relacionados com o sistema nervoso, podendo incapacitar a execução de algumas actividades de risco (desportos radicais, entrevistas, etc.)

DESNUTRIÇÃO

A desnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada com falta de calorias e de proteínas. Também pode ser causada pela má absorção de nutrientes ou anorexia. Tem influência de factores sociais, psiquiátricos ou simplesmente patológicos. Acontece principalmente entre indivíduos e crianças de países subdesenvolvidos.



A causa mais frequentemente da desnutrição é a uma má alimentação. Ainda, outras doenças podem desencadear má absorção ou dificuldade de alimentação e causar a desnutrição.

As consequências manifestam-se pela perda de massa muscular no coração, perda de músculos do corpo, insuficiência cardíaca, perda significativa de nutrientes, sistema imunitário enfraquecido, infecções intestinais, anemia, redução de capacidade de absorção dos nutrientes e, em último caso, morte.

OBESIDADE

Doença crónica, de alto risco e dispendiosa, a obesidade afecta milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive crianças. Embora não seja algo apenas presente na sociedade actual assume agora proporções gigantescas e cada vez aumentam os casos de obesidade, incluindo obesidade mórbida.
Para o seu tratamento são necessários longos períodos de tempo e metas realistas. Quando o objectivo planeado pelo doente não é alcançado leva o obeso a ter sentimentos de frustração e pessimismo, podendo acabar por desistir. No entanto a maioria dos pacientes recupera o peso dentro de cinco anos.
Atinge homens e mulheres de todas as etnias e idades e reduz a qualidade de vida dessas pessoas. Foi considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma epidemia global do século XXI.

Índice de massa corporal:
Durante muito tempo, a medicina procurou um padrão de cálculo que pudesse ser utilizado em todo o mundo e que permitisse identificar, da melhor forma possível, o ponto a partir do qual uma pessoa pode ser considerada com obesa. O Índice da Massa Corporal (IMC), atendendo à sua facilidade de interpretação, é hoje aceite como padrão de medida internacional. A sua forma de cálculo é a divisão do peso (em kg) da pessoa pela sua altura, elevada ao quadrado (em m²).

CATEGORIA IMC

Abaixo do Peso Abaixo de 20
Peso Normal 20 - 24,9
Acima do Peso 25,0 - 29,9
Obeso 30,0 - 39,9
Obeso Mórbido 40 e acima

OBESIDADE INFANTIL

A obesidade infantil é uma condição médica que afecta cada vez mais crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, sobretudo em países ocidentais, como Estados Unidos da América, Reino Unido e Austrália. Esta obesidade está relacionada com uma serie de factores como hábitos alimentares, actividade física e relações familiares.



Tem como consequências:
- Diabetes tipo 2
- Hipertensão
- Aterosclerose
- Problemas de ossos
- Depressão
- Problemas respiratórios
- Alguns tipos de cancro



BIBLIOGRAFIA

http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/030214_mtr_tiposobesidade.htm
http://cronicasnanet.no.sapo.pt/Obesidade.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade_mórbida
http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade
http://www.afh.bio.br/digest/digest5.asp
www.alineabreu.com/home/índex
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa
http://www.fct.unl.pt/aluno/gapa/dificuladades-psicologicas-anorexia-e-bulimia
http://www.portugal-linha.net/arteviver/anorexia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desnutri%C3%A7%C3%A3o
http://www.copacabanarunners.net/desnutricao.html
http://obesidade.com.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário