O QUE É O RUÍDO?
A definição de ruído não é fácil, porque envolve muito de ordem fisiológica e psicológica e não apenas de ordem física.
Qualquer dicionário nos dirá que "ruído é um som muito forte", definição que não nos diz grande coisa e que pode ser melhorada. Do ponto de vista fisiológico ruído será:
Todo o som que produza uma sensação auditiva desagradável, incomodativa ou perigosa.
Podem também e muito simplesmente dizer que, ruído é um som não desejado e, neste sentido, o ruído será então sempre algo de pessoal.
Do ponto de vista físico pode definir-se ruído como:
"Conjunto de sons" ou ainda como "toda a vibração mecânica aleatória de um meio elástico".

O QUE É O SILÊNCIO?
Silêncio é a ausência de som. Podemos afirmar que dentro da atmosfera terrestre o silêncio absoluto não existe, pois por menor que sejam, as ondas mecânicas, isto é, o som, continua-se a propagar.
Não existiriam palavra se não houvesse silêncio. É a essência de toda a linguagem humana, porque representa sua fonte originária e seu fim. No meio da balbúrdia das nossas vidas, já quase não sabemos o que é o silêncio. De tão desconhecido, acontece mesmo haver quem o tema como se teme um vazio, quem o sinta como um buraco negro em que se pára de existir.

O QUE É O SOM?
O som é uma onda e para se propagar precisa de um suporte material. No caso mais habitual o suporte é o ar, mas também pode ser qualquer outro meio material gasosos, líquido ou sólido.
Á medida que a onda se propaga as particulas do meio vibram de forma a produzir variações de pressão e densidade segunda a direcção de propagação. Estas alterações resultam numa série de regiões de altas e baixas pressões chamadas de condensações e rarefacções respectivamente.

AMBIENTE SILENCIOSO
No ambiente silencioso temos a possibilidade de ouvir sons agradáveis como o chilrear dos pássaros enquanto relaxamos. Este tipo de ambientes costuma ser encontrado no campo ou em parques com espaços verdes, pois é nesses locais que o ruído não nos incomoda.


AMBIENTE RUIDOSO
Nos ambientes ruidosos a calma que existe nos ambientes silenciosos já não está presente. Este tipo de ambiente (ruidoso) é na maior parte das vezes perturbador e incomodativo. Não é agradável estar num local com ruído.


COMPARAÇÃO
Temos aqui presentes dois tipos de ambientes. Um parque calmo e uma sala onde se trabalha com materiais bastante ruidosos. Nestes dois ambientes o ruído é mais presente na primeira imagem uma vez que, como se pode ver, o indivíduo que se encontra no local tem de utilizar protectores para os ouvidos enquanto que na segunda ilustração isso já não acontece. É um local calmo e silencioso sem muita confusão onde se pode estar relaxado e descontraído.
Então, a a primeira imagem teria valores idênticos à parte de cima do esquema da ilustração abaixo, enquanto que, a segunda figura teria valores idênticos aos da parte inferior do esquema.
BIBLIOGRAFIA
-www.forum.zwame.pt
-www.amde.pt
-www.saudavel.blogs.sapo.pt
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Som
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Barulho
-www.telecom.inescn.pt
-www.univ-ab.pt
-http://w3.ualg.pt/~rguerra/Acustica/introducao.pdf
-www.audioacustica.hpg.ig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário